Os 5 Benefícios do Cobre Para a Saúde que Poucos Conhecem!

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Os 5 Benefícios do Cobre Para a Saúde que Poucos Conhecem. Além disso, o Cobre é um mineral que beneficia a saúde óssea, nervosa esquelética. Portanto, embora não seja tão comum, uma deficiência de Cobre pode realmente prejudicar o corpo de várias maneiras. Veja a seguir, Os 5 Benefícios do Cobre Para a Saúde:

Benefícios do Cobre
Benefícios do Cobre

Os 5 Benefícios do Cobre Para a Saúde:

1. Melhora o Metabolismo:

O Cobre desempenha um papel vital na manutenção de um metabolismo saudável, pois garante que muitas enzimas críticas funcionem adequadamente.

Reações enzimáticas são necessárias para os nossos vários sistemas de órgãos para manter o nosso metabolismo funcionando sem problemas, pois eles são o que permite que os nervos se comuniquem uns com os outros.

Esta é uma das razões pelas quais as enzimas de Cobre são particularmente abundantes nos tecidos do corpo com a maior atividade metabólica, incluindo o coração, cérebro e fígado.

O Cobre é importante para o sistema nervoso, sistema cardiovascular, sistema digestivo e quase todas as outras partes do corpo também devido ao seu impacto nos processos metabólicos. É essencial para a síntese de adenosina trifosfato (ATP), a fonte de combustível do corpo. Portanto, uma deficiência de Cobre pode resultar em um metabolismo lento, baixa energia e outros sinais de má saúde metabólica.

2. Fornece Energia ao Corpo:

O ATP (trifosfato de adenosina) é o combustível que o corpo libera e sua principal fonte de energia. Ele é criado nas mitocôndrias das células e o Cobre é necessário para que a produção de ATP ocorra adequadamente. O Cobre age como um catalisador na redução do oxigênio molecular para a água, que é a reação química que ocorre durante a criação do ATP.

O Cobre também torna as proteínas mais disponíveis para o corpo, liberando ferro no sangue, tornando-o mais utilizado. Por influenciar o metabolismo de proteínas e ATP, é importante para a cura geral dos músculos, articulações e tecidos do corpo. Também é vital para manter altos níveis de energia.

3. Melhora a Artrite:

Estudos têm sido limitados, mas o Cobre pode ajudar a dor e a rigidez associadas à artrite. Pessoas com artrite, por vezes, optam por usar pulseiras de Cobre ou bandas porque alguns acreditam que o Cobre pode ser absorvido através da pele e pode ajudar a diminuir os sintomas dolorosos. No entanto, a pesquisa mostrou que os resultados positivos do uso de pulseiras de Cobre para pessoas com artrite são mais prováveis ​​devido ao efeito placebo.

4. Sistema Nervoso Saudável:

Outro benefício do Cobre é que ele ajuda a manter a bainha de mielina, que é a camada externa que envolve os nervos. Sabe-se que o Cobre estimula os processos de pensamento e ajuda com a função cognitiva. Ele age como um estimulante cerebral porque afeta os processos de certas proteínas transportadoras que disparam neurônios no cérebro.

O Cobre permite que as vias neurais se desenvolvam completamente, aumentando a criatividade, a tomada de decisões, a memória, a comunicação e outras funções cognitivas importantes que dependem de um sistema nervoso saudável e da sinalização do neurotransmissor.

5. Melhora a Tireóide:

O Cobre é necessário para a função tireoidiana adequada, pois funciona com outros minerais, como o selênio e o zinco, necessários para equilibrar a atividade da tireoide e prevenir o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo. Acredita-se que as relações entre esses minerais são complexas, porque a elevação de um deles deve ser equilibrada pelos outros.

Quando qualquer um desses minerais importantes está muito presente no corpo ou ocorre uma deficiência, a tireoide pode sofrer. Isso pode resultar em fadiga, ganho ou perda de peso, alterações na temperatura corporal e no apetite, além de outros sintomas indesejados.

Autor: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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