Os Benefícios da Melatonina Para Saúde são incríveis e muito importante para nosso corpo. Alem disso, se você já teve problemas com o sono, é provável que você tenha ouvido falar de suplementos de melatonina.
Um hormônio produzido na glândula pineal, a melatonina é um auxiliar de sono natural eficaz. Mas seus benefícios não estão limitados apenas às horas da meia-noite.
De fato, a melatonina tem muitos benefícios importantes para a saúde além do sono. É um potente antioxidante e um hormônio anti-inflamatório que pode ajudar a melhorar a saúde do cérebro, a saúde do coração, a fertilidade, a saúde intestinal, a saúde dos olhos e muito mais! Vamos olhar para os benefícios da melatonina e dicas para aumentar os níveis de melatonina naturalmente.
Melatonina:
A melatonina é um hormônio que é naturalmente derivado do aminoácido triptofano e do neurotransmissor conhecido como serotonina.
É produzido naturalmente na glândula pineal, mas quantidades menores também são feitas por outros órgãos como o estômago.
A melatonina é fundamental para manter o ritmo circadiano do seu corpo, para que você se sinta alerta e energizado pela manhã e com sono à noite.
É por isso que você tem níveis mais altos de melatonina no sangue à noite, e esses níveis diminuem drasticamente pela manhã.
Mas isso não é tudo que a melatonina realmente faz. Também é crucial para:
- Funcionamento suave do sistema imunológico;
- Reduz o estresse oxidativo;
- Controla a função celular;
- Previne a atrofia celular;
- Aumenta a função cerebral, para citar apenas alguns;
Os níveis de melatonina diminuem naturalmente com a idade, razão pela qual torna-se mais difícil apenas adormecer e ter uma boa noite de descanso após os 60 anos de idade.
Alguns estudos descobriram que a melatonina também pode ser usada na prevenção e tratamento de certos tipos de câncer, como câncer de mama, próstata e colorretal. Saiba agora os beneficios da melatonina para saude.
Diminui a Pressão Arterial:
A melatonina também tem efeito anti-hipertensivo , que mantém a pressão arterial sob controle. Como a melatonina age favoravelmente em diferentes níveis de hipertensão, incluindo proteção de órgãos e com efeitos colaterais mínimos, ela pode ser usada como terapia de suporte em pacientes com hipertensão.
Melhora a Saúde Intestinal:
A melatonina também é produzida pelo estômago porque é crucial para uma digestão suave. Para aqueles que lidam com problemas digestivos, a melatonina pode ser um tratamento natural para a dibiose do intestino, úlceras, danos estomacais induzidos pelo estresse e inflamação do estômago.
Pode ser eficaz no tratamento da colite, IBS, síndrome do intestino irritável e até mesmo vários tipos de câncer.
É Útil no Tratamento do Refluxo Ácido:
A melatonina é um remédio surpreendente para o refluxo ácido. Ele ajuda neste distúrbio digestivo, fortalecendo o esfíncter esofágico inferior (LES).
Relaxamento de LES é uma das principais razões para o refluxo ácido. Além disso, estudos encontraram níveis mais baixos de melatonina em pacientes com refluxo ácido.
Poderoso Antioxidante:
A melatonina aumenta a produção de enzimas antioxidantes no organismo que protegem contra o estresse oxidativo e apoiam a função das mitocôndrias.
Sua ação potente inibe a atrofia celular e também protege contra toxinas que podem afetar a função mitocondrial, levando a uma pletora de doenças neurodegenerativas (doenças causadas pelo dano progressivo das células nervosas).
Aumenta a Imunidade:
A melatonina suporta a função imunológica. Dá ao seu corpo a força para lutar contra infecções, doenças e sintomas do envelhecimento prematuro.
Também tem a capacidade de atuar como estimulante em doenças imunossupressoras devido às suas potentes propriedades anti-inflamatórias.
Revela Distúrbios do Sono do Ritmo Circadiano:
A melatonina tem a capacidade de mudar os ritmos biológicos. Isso o torna útil no tratamento de vários distúrbios do ritmo circadiano do sono, como distúrbios avançados e retardados da fase do sono, jet lag e distúrbio do turno de trabalho.
Saúde do Coração:
A melatonina oferece benefícios de proteção cardio. Suas potentes habilidades anti-inflamatórias e antioxidantes podem ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames.
Sua atividade de remoção de radicais livres faz com que seja uma ótima alternativa natural para tratar e prevenir doenças cardiovasculares.
Pode ser Usado Para Prevenção e Tratamento da Enxaqueca:
Se as enxaquecas estão causando estragos em sua vida, os suplementos de melatonina podem ajudar a reduzir a freqüência e a intensidade desses ataques dolorosos e debilitantes.
3 mg de melatonina é eficaz para a prevenção da enxaqueca. Também pode ser útil no tratamento de cefaleias em salvas.
Saúde dos Olhos:
A melatonina suporta uma visão saudável, impedindo a morte de células cônicas que ajudam na identificação da cor.
Também melhora o funcionamento das células nervosas, crucial para a visão e protege as células que formam o pigmento dos olhos.
Também pode diminuir a pressão elevada no olho causada pelo glaucoma e impedir a morte das células nervosas do olho.
Pode Melhorar a Função da Insulina:
A baixa secreção noturna de melatonina quase duplica o risco de desenvolver diabetes. De fato, a melatonina melhora o equilíbrio da insulina e protege as células produtoras de insulina no pâncreas da morte celular.
Pode ser usado como terapia de apoio para o tratamento de pré-diabetes, diabetes tipo 2, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e resistência à insulina.
A Melatonina é Segura?
O uso a curto prazo da melatonina é geralmente considerado seguro. No entanto, o uso a longo prazo, especialmente quando não está sob a orientação de um especialista médico, pode resultar em efeitos colaterais.
Por exemplo, uma overdose de melatonina pode causar dores de cabeça, tontura e tontura diurna, o que pode afetar a produtividade do trabalho.
A melatonina também precisa ser tomada com cuidado e somente sob orientação médica se você tiver pressão alta, diabetes ou tomar medicamentos para afinar o sangue.
Atualmente, não há dosagem segura conhecida para a melatonina e sua dosagem dependerá de seus sintomas particulares.
Aqueles com distúrbios do sono podem se sair bem com uma dose tão baixa quanto 0,25mg ou 0,5mg.
A maioria dos médicos irá prescrever qualquer coisa de 2mg a 3mg para problemas de saúde mais graves, que são seguros quando tomados sob instruções de um especialista.
No final, é sempre melhor permitir que seu corpo produza mais melatonina naturalmente.