Os 10 Benefícios da Melatonina Para Saúde

Os 10 Benefícios da Melatonina Para Saúde
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Os Benefícios da Melatonina Para Saúde são incríveis e muito importante para nosso corpo. Alem disso, se você já teve problemas com o sono, é provável que você tenha ouvido falar de suplementos de melatonina.

Um hormônio produzido na glândula pineal, a melatonina é um auxiliar de sono natural eficaz. Mas seus benefícios não estão limitados apenas às horas da meia-noite.

De fato, a melatonina tem muitos benefícios importantes para a saúde além do sono. É um potente antioxidante e um hormônio anti-inflamatório que pode ajudar a melhorar a saúde do cérebro, a saúde do coração, a fertilidade, a saúde intestinal, a saúde dos olhos e muito mais! Vamos olhar para os benefícios da melatonina e dicas para aumentar os níveis de melatonina naturalmente.

melatonina

Melatonina:

A melatonina é um hormônio que é naturalmente derivado do aminoácido triptofano e do neurotransmissor conhecido como serotonina.

É produzido naturalmente na glândula pineal, mas quantidades menores também são feitas por outros órgãos como o estômago.

A melatonina é fundamental para manter o ritmo circadiano do seu corpo, para que você se sinta alerta e energizado pela manhã e com sono à noite.

É por isso que você tem níveis mais altos de melatonina no sangue à noite, e esses níveis diminuem drasticamente pela manhã.

Mas isso não é tudo que a melatonina realmente faz. Também é crucial para:

  • Funcionamento suave do sistema imunológico;
  • Reduz o estresse oxidativo;
  • Controla a função celular;
  • Previne a atrofia celular;
  • Aumenta a função cerebral, para citar apenas alguns;

Os níveis de melatonina diminuem naturalmente com a idade, razão pela qual torna-se mais difícil apenas adormecer e ter uma boa noite de descanso após os 60 anos de idade.

Alguns estudos descobriram que a melatonina também pode ser usada na prevenção e tratamento de certos tipos de câncer, como câncer de mama, próstata e colorretal. Saiba agora os beneficios da melatonina para saude.

Diminui a Pressão Arterial:

A melatonina também tem efeito anti-hipertensivo , que mantém a pressão arterial sob controle. Como a melatonina age favoravelmente em diferentes níveis de hipertensão, incluindo proteção de órgãos e com efeitos colaterais mínimos, ela pode ser usada como terapia de suporte em pacientes com hipertensão.

Melhora a Saúde Intestinal:

A melatonina também é produzida pelo estômago porque é crucial para uma digestão suave. Para aqueles que lidam com problemas digestivos, a melatonina pode ser um tratamento natural para a dibiose do intestino, úlceras, danos estomacais induzidos pelo estresse e inflamação do estômago.

Pode ser eficaz no tratamento da colite, IBS, síndrome do intestino irritável e até mesmo vários tipos de câncer.

É Útil no Tratamento do Refluxo Ácido:

A melatonina é um remédio surpreendente para o refluxo ácido. Ele ajuda neste distúrbio digestivo, fortalecendo o esfíncter esofágico inferior (LES).

Relaxamento de LES é uma das principais razões para o refluxo ácido. Além disso, estudos encontraram níveis mais baixos de melatonina em pacientes com refluxo ácido.

Poderoso Antioxidante:

A melatonina aumenta a produção de enzimas antioxidantes no organismo que protegem contra o estresse oxidativo e apoiam a função das mitocôndrias.

Sua ação potente inibe a atrofia celular e também protege contra toxinas que podem afetar a função mitocondrial, levando a uma pletora de doenças neurodegenerativas (doenças causadas pelo dano progressivo das células nervosas).

Aumenta a Imunidade:

A melatonina suporta a função imunológica. Dá ao seu corpo a força para lutar contra infecções, doenças e sintomas do envelhecimento prematuro.

Também tem a capacidade de atuar como estimulante em doenças imunossupressoras devido às suas potentes propriedades anti-inflamatórias.

Revela Distúrbios do Sono do Ritmo Circadiano:

A melatonina tem a capacidade de mudar os ritmos biológicos. Isso o torna útil no tratamento de vários distúrbios do ritmo circadiano do sono, como distúrbios avançados e retardados da fase do sono, jet lag e distúrbio do turno de trabalho.

Saúde do Coração:

A melatonina oferece benefícios de proteção cardio. Suas potentes habilidades anti-inflamatórias e antioxidantes podem ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames.

Sua atividade de remoção de radicais livres faz com que seja uma ótima alternativa natural para tratar e prevenir doenças cardiovasculares.

Pode ser Usado Para Prevenção e Tratamento da Enxaqueca:

Se as enxaquecas estão causando estragos em sua vida, os suplementos de melatonina podem ajudar a reduzir a freqüência e a intensidade desses ataques dolorosos e debilitantes.

3 mg de melatonina é eficaz para a prevenção da enxaqueca. Também pode ser útil no tratamento de cefaleias em salvas.

Saúde dos Olhos:

A melatonina suporta uma visão saudável, impedindo a morte de células cônicas que ajudam na identificação da cor.

Também melhora o funcionamento das células nervosas, crucial para a visão e protege as células que formam o pigmento dos olhos.

Também pode diminuir a pressão elevada no olho causada pelo glaucoma e impedir a morte das células nervosas do olho.

Pode Melhorar a Função da Insulina:

A baixa secreção noturna de melatonina quase duplica o risco de desenvolver diabetes. De fato, a melatonina melhora o equilíbrio da insulina e protege as células produtoras de insulina no pâncreas da morte celular.

Pode ser usado como terapia de apoio para o tratamento de pré-diabetes, diabetes tipo 2, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e resistência à insulina.

A Melatonina é Segura?

O uso a curto prazo da melatonina é geralmente considerado seguro. No entanto, o uso a longo prazo, especialmente quando não está sob a orientação de um especialista médico, pode resultar em efeitos colaterais.

Por exemplo, uma overdose de melatonina pode causar dores de cabeça, tontura e tontura diurna, o que pode afetar a produtividade do trabalho.

A melatonina também precisa ser tomada com cuidado e somente sob orientação médica se você tiver pressão alta, diabetes ou tomar medicamentos para afinar o sangue.

Atualmente, não há dosagem segura conhecida para a melatonina e sua dosagem dependerá de seus sintomas particulares.

Aqueles com distúrbios do sono podem se sair bem com uma dose tão baixa quanto 0,25mg ou 0,5mg.

A maioria dos médicos irá prescrever qualquer coisa de 2mg a 3mg para problemas de saúde mais graves, que são seguros quando tomados sob instruções de um especialista.

No final, é sempre melhor permitir que seu corpo produza mais melatonina naturalmente.

Autor: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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